Serafino Corso
Serafino Corso foi arquiteto e poeta, nascido em Varazze, Gênova, na Itália. Formou-se e imigrou para o Brasil, onde trabalhou inicialmente em obras do governo de Estado do Rio Grande do Sul. Depois se mudou para o Estado de São Paulo, onde projetou o Largo do Tesouro (antigo chafariz) no Pátio do Colégio e obras para o Governo, em São Carlos e outras cidades. Segundo o Almanaque de São Paulo de 1888, Corso havia se prontificado a executar embelezamento em jardins, usando grutas e cascatas, na Capital.
Em Piracicaba, projetou o Grupo Escolar Moraes Barros em 1900, a nova fachada para o Teatro Santo Estevão em 1903 e o Portal do Cemitério da Saudade em 1906, todos construídos por Carlos Zanotta. Corso trouxe da Alemanha o portão de bronze do Cemitério da Saudade, em ferro fundido.
Radicado no Brasil integrou-se à família dos ‘trapés’. Como urbanista, planejou o bairro paulistano da Vila Prudente em 1890 e também o arruamento e o loteamento do bairro paulistano da Lapa, a partir de sua própria chácara denominada Santa Cruz, onde projetou a primeira capela de N. S. da Lapa (Rua Anastácio, no lugar de um cruzeiro).
Faleceu em sua casa na Lapa, em São Paulo em 29 de julho de 1919 e foi transladado para o Cemitério da Saudade em Piracicaba, para o qual havia projetado o Portal de entrada.
Principais Obras
Obras projetadas/ executadas em Piracicaba:
Escola Estadual Morais Barros (1900 - 1904)
Portal do Cemitério da Saudade (1906)
Reforma do Teatro Santo Estevam (1903)
Obras em outras cidades:
Arruamento e loteamento do Bairro da Lapa em São Paulo
Capela de Nossa Senhora da Lapa em São Paulo
Largo do Tesouro no Pátio do Colégio em São Paulo
Obras para o Governo do Rio Grande do Sul
Obras em São Carlos
Planta da Vila Prudente em São Paulo (1890)
Prédios Relacionados
Referências
CACHIONI, Marcelo. Arquitetura Eclética na Cidade de Piracicaba. 2002. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2002.
MONTEIRO, Noedi. O Portal do Cemitério da Saudade foi construído há 90 anos. Jornal de Piracicaba. Piracicaba. P. A-12. 02/11/1996.
MONTEIRO, Noedi. O Magnífico Portal do Cemitério. A Província. Piracicaba: 26/02/1987.