Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Museu do…
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, localizado na cidade de São Paulo, faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. De fato, foi a primeira obra arquitetônica a estruturar o conjunto urbanístico do parque, que é formado pelo Edifício-Monumento, horto, jardim, fontes e o monumento escultórico à Independência de autoria de Ettore Ximenes.
Durante a segunda metade do século XIX, vários projetos foram efetuados para transformar o sítio em monumento comemorativo da Independência do Brasil. A Câmara de São Paulo, instituiu, pois, em 1875, uma comissão que qualificou, em 1882, o arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi para ser o autor do projeto do Museu do Ipiranga. O concurso para a execução das obras do edifício foi vencido pelo também italiano Luigi Pucci, que iniciou a sua construção iniciou em 1885. O monumento arquitetônico concebido para marcar o lugar da Independência foi a primeira edificação em escala monumental feita em tijolos na cidade de São Paulo. Sua volumetria foi inspirada nos grandes edifícios europeus, em estilo eclético, é arrematado por torreões laterais. A proposta de Bezzi para a ornamentação arquitetônica não foi completada. Segundo a maquete existente no Museu, que segue o projeto original, havia também dois grandes corpos laterais que se prolongavam para o norte e não foram realizados.
O edifício tem 123,00 metros de comprimento e 16,00 metros de profundidade com uma profusão de elementos decorativos e ornamentais. As obras finalizaram-se em 15 de novembro de 1890, no primeiro aniversário da República.
Desde agosto de 2013 o museu está fechado para o público, para obras, restauros e reparos. A previsão de reabertura é o ano de 2022, bicentenário da Independência. O Museu do Ipiranga terá capacidade de público dobrada, o espaço passará a contar com café, auditório, elevadores, escadas rolantes e sistema de acessibilidade completa – o que o tornará o museu mais acessível do país.
Documentos Correlatos
Título: Planta Geral da Cidade de São Paulo, com indicações diversas.
Autor/ Produtor: Commissão Geographica e Geologica. Escala 1: 20 000.
Ano: 1914
Fonte: Norman B. Leventhal Centro de Mapas da Biblioteca Pública de Boston.
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
Biblioteca IBGE. Museu do Ipiranga: São Paulo, SP. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=439475&view=detalhes> Acesso em: 2022-03-02.
DPH Divisão de Preservação. Guia de bens culturais da cidade de São Paulo. Departamento do Patrimônio Histórico. São Paulo: Imprensa Oficial, 2012.
FERRONI, Eduardo; HEREÑÚ, Pablo; MARINS, Paulo César Garcez; MOTTA, Renata Vieira da; LIMA, Solange Ferraz de, CARVALHO, Vânia Carneiro de. A preparação do Museu do Ipiranga para o Bicentenário da Independência em 2022. Revista Restauro. V.4, n.7, 2020. ISSN 2527-1814. Disponível em: < https://revistarestauro.com.br/a-preparacao-do-museu-do-ipiranga-para-o-bicentenario-da-independencia-em-2022/> Acesso em: 2022-03-02.
MONTEIRO, Michelli Cristine Scapol. São Paulo na disputa pelo passado: o Monumento à Independência, de Ettore Ximenes. 2017. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.16.2018.tde-13062017-132316. Acesso em: 2022-03-02.
SNM, Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos; EMPLASA, Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo SA; SEMPLA, Secretaria Municipal do Planejamento. Bens Culturais Arquitetônicos no Município e na Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo, 1984.