Claudio Paolo Achille Rossi
Claudio Paolo Achille Rossi (Carpi, Modena, 1850 – Alassio, Liguria, 1920). Arquiteto, cenógrafo, decorador e empresário. Italiano radicado no Brasil. Como conceituado cenógrafo do Teatro alla Scala de Milão, Cláudio Rossi fez sua primeira viagem a São Paulo em 1871, a serviço da Compagnia Lirica Ferrari, dirigida por Ângelo Ferrari, empresário cultural e diretor da orquestra em cena no Rio de Janeiro e Buenos Aires. Em uma segunda viagem, sua notoriedade no cenário operístico brasileiro fortaleceu seu crédito na sociedade pelos bons serviços prestados, principalmente na reforma do Teatro São José, que ele alugou e transformou na maior casa de espetáculos de São Paulo. Além de se destacar como cenógrafo e empresário teatral, veio admirado como arquiteto pelo conjunto de intervenções nas residências da Rua São Bento, de propriedade da família Prado, pela posterior construção do Palacete Elias Chaves e pelos projetos de pequenos teatros feitos na Itália que acabaram chamando a atenção do então prefeito Paulista. Essa trajetória de conquistas deu a Cláudio Rossi a oportunidade de atuar no projeto do Teatro Municipal de São Paulo, iniciado em 1903. Associando-se ao escritório de Ramos de Azevedo, em São Paulo, Rossi é tido como o autor do projeto do Teatro Municipal de São Paulo, em 1903, ao lado do também italiano Domiziano Rossi.
Antes disso, colaborou com Almeida Júnior na decoração da antiga Catedral da Sé. Empresta hoje seu nome a uma rua do bairro de Vila Mariana, na zona sul paulistana.
Principais Obras
Prédios Relacionados
Referências
BORTOLUCI, Lauci dos Reis. A Biblioteca de Paulo Rossi Osir: Coleção e Arte. 2007. (Dissertação Mestrado em História da Arte) – Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-19102011-133617/publico/final.pdf
LEMOS, Carlos. Ramos de Azevedo e seu escritório. São Paulo: PINI, 1993.
MARCONDES, Ana Maria Barbosa de Faria. Paulo Cláudio Rossi Osir: Multiple trame nell’assimilazione del modernismo italo - paulista. Disponível em: https://famigliaartisticamilanese.files.wordpress.com/2022/02/paulo-claudio-rossi-osir.pdf Acesso em: 15/02/2022.