Teatro Municipal de São Paulo
O projeto de um teatro específico para ópera na capital paulista foi viabilizado a partir do decreto Lei nº 336 de 24 de janeiro de 1898 da Câmara Municipal através de benefícios fiscais, promulgado após a destruição por incêndio do Theatro São José, de Carlos Ekman.
O Teatro Municipal foi construído em terreno desapropriado pelo estado e cedido à prefeitura, através da Lei 627 de 7/2/1902. Projetado por Domiziano Rossi e Cláudio Rossi e construído pelo escritório F. P. Ramos de Azevedo & Cia, as obras do teatro iniciaram-se no dia 26/6/1903 e foi inaugurado em 12/9/1911. Desde então, foi palco para ilustres artistas, além de sediar a realização da Semana de Arte Moderna, de 1922.
O teatro, inspirado na Ópera de Paris, segue o padrão apresentado por Garnier como a divisão de compartimentos de acordo com as suas funções visíveis exteriormente. É um típico exemplar da arquitetura de linguagem eclética com forte influência neoclassicista. Foi edificado em alvenaria de alvenaria autoportante e vigamento metálico sustentando a cúpula e cobertura. O seu interior é ricamente adornado com pinturas em ouro, grande lustre de cristal sobre a plateia, majestosas escadarias, além de uma infinidade de detalhes em relevo, em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios. O Municipal passou por três grandes reformas na sua história, sendo a última por ocasião do seu centenário, no fim dos anos 2000. Se exteriormente o teatro foi pouquíssimo modificado, seu interior passou por mudanças substanciais. A última restauração, realizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico Municipal – DPH entre 1987 e 1992, ressaltou-lhe o estilo original.
Outras Informações
A inauguração aconteceu na noite de 12 de setembro de 1911, com a abertura da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes. Com o passar dos anos, o teatro, que havia sido feito exclusivamente para a ópera, mostrou-se capaz de abrigar outros eventos artísticos como balés e orquestras, além da icônica semana de 1922.
Responsável pela escolha dos materiais e supervisão dos trabalhos artísticos, Cláudio Rossi passou muito tempo em Milão e em cidades próximas em busca dos melhores profissionais como: Alfredo Sassi, para esculpir em gesso os deuses da mitologia grega; Joo e Pelicciotti, para as decorações em cimento; Lourenço Massa, para a marmoraria e a firma D’Agnesi para o mosaico veneziano. Deste modo foram realizadas todas as esculturas que compõem os pilares de sustentação frontais do teatro, além de todos os detalhes em bronze, mármore e cristal decorativo que adornam o projeto arquitetônico de São Paulo, no início do século XX.
Documentos Correlatos
Título: Planta Cadastral da Cidade de São Paulo.
Autor/ Produtor: Thomas & Cia. Estabelecimento Gráfico Weiszflog Irmãos.
Ano: 1911
Fonte: Coleção João Baptista de Campos Aguirra, Museu Paulista.
Título: Planta Geral da Cidade de São Paulo, com indicações diversas.
Autor/ Produtor: Commissão Geographica e Geologica. Escala 1: 20 000.
Ano: 1914
Fonte: Norman B. Leventhal Centro de Mapas da Biblioteca Pública de Boston.
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
COSTA, Richard Santiago. Parnaso Paulistano: história, arquitetura e decoração do Teatro Municipal de São Paulo. 2017. Dissertação (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, São Paulo, 2017. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.987721. Acesso em: 2020-02-14.
DONATO, Celia Cristina Rodrigues De. Teatro Municipal de São Paulo: da percepção do patrimônio à experiência estética. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.987721. Acesso em: 2020-02-14.
KATCHVARTANIAN, Soraya Arida. Teatro Municipal de São Paulo: histórico de projetos e análise da estrutura. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1853. Acesso em: 2022-02-14.
MARCONDES, Ana Maria Barbosa de Faria. Paulo Cláudio Rossi Osir: Multiple trame nell’assimilazione del modernismo italo - paulista. Disponível em: https://famigliaartisticamilanese.files.wordpress.com/2022/02/paulo-claudio-rossi-osir.pdf Acesso em: 15/02/2022.