Residência Maria Candida de Jesus
Vincenzo Lo Giudice foi responsável pela construção de várias obras de importância em Ribeirão Preto e região (LIMA, 2020). Entre elas destacam-se a Sociedade Recreativa, a ampliação da Santa Casa de Misericórdia e parte das obras da catedral. Além disso, ele forneceu assistência ao setor de obras públicas de cidades vizinhas, além de ter se engajado em associações cooperativistas de italianos.
Em 1913, Dona Maria Candida de Jesus encomendou o projeto de um edifício residencial para um terreno de esquina da Rua Amador Bueno com a Rua Prudente de Moraes à empresa de Lo Giudice.
A construção está implantada junto aos limites do lote e o acesso ao lote se dá pela Rua Prudente de Moraes, para onde também está voltado o quintal da residência. Embora na planta apresentada não sejam indicados os usos internos, suas características compositivas e o arranjo dos cômodos indicam se tratar de uma edificação residencial. Os cômodos estão distribuídos em um único pavimento, elevado sobre porão. O acesso a todos eles ocorre a partir de um cômodo central, de amplas dimensões, onde provavelmente funcionava a sala de jantar. Tal cômodo se conectava a um outro, com aberturas voltadas para Rua Amador Bueno, provavelmente a sala de visitas. Na porção esquerda da casa, voltada para a Rua Prudente de Morais, estavam alocados os dormitórios. Em um volume proeminente, ao fundo, se concentravam as instalações hidráulicas, seguindo, portanto, as exigências dos códigos de posturas de 1902 de manter as cozinhas “afastadas dos aposentos e estabelecidas de preferência a um anexo ou puxado” e de manter os banheiros desconectados dos aposentos de dormir (CÂMARA MUNICIPAL, 1902).
Embora a edificação tenha sido bastante descaracterizada, ainda há alguns elementos na fachada equivalentes àqueles desenhados no projeto original da residência.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição da residência, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.