Rômulo Rigotto
Rômulo Rigotto nasceu em Batatais, em 19 de fevereiro de 1898 e faleceu em 24 de agosto de 1943. Era filho do imigrante italiano Luiz Rigotto e Ignez Girardi Rigotto. O pai, Luiz, atuava como pedreiro na cidade de Batatais. De acordo com Dutra (1993), Rômulo estudou no Ginásio São José e, possivelmente, iniciou sua atuação na construção civil trabalhando junto ao pai. Em 1925, obteve a “Carta de Architecto”, concedida pelo governo estadual.
Ganhou notoriedade em sua cidade natal ao assinar o projeto e a construção do Paço Municipal, em 1925, quando foi noticiado pela imprensa como alguém que se entusiasmava pelo progresso da cidade, manifestado nas “lindas casas, nos formosos bungalows e no Paço Municipal” (apud. DUTRA, 1993, p. 315).
Além de sua atuação na construção civil, “também foi proprietário da Indústria Rigotto & Roncaratti, serraria que produzia portas, janelas, forros, assoalhos, escadas e madeiramento para telhados” (DUTRA, 1993, p. 315). Esse estabelecimento, de acordo com Dutra (1993), dava suporte às obras de Rigotto ao fornecer estruturas de madeiras de acordo com suas especificações.
Principais Obras
Fábrica de Chapéus
Fábrica de Tecidos
Paço Municipal de Batatais
Residência de Affonso Vieira
Referências
DUTRA, Maria Stella Teixeira Fernandes. A Arquitetura de Batatais 1880 a 1930. 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. 2v.