Residência e Padaria de Henrique de Moraes
Em 1933, o Sr. Dr. Henrique de Moraes encomendou um prédio de uso misto ao arquiteto Paschoal de Vincenzo, a ser construído na Rua Sete de Setembro, no Centro de Ribeirão Preto. A obra ficou a cargo do construtor italiano Pedro Girotto. Trata-se de um imóvel com atividades de fabricação e comercialização de pães, associadas à moradia.
A construção está implantada junto aos limites do lote e há dois acessos: um voltado diretamente para a Rua Sete de Setembro, para onde se abre um armazém, e outro, feito lateralmente por um portão de ferro forjado, que conduz aos fundos do terreno, por onde se acessa uma edícula e a residência. A edícula é composta por um “Laboratório para Padaria” e por um forno. A residência, por sua vez, é composta por 3 quartos, sala de jantar, cozinha e banheiro. A cozinha é acessada tanto pela sala de jantar quanto pelo quintal. Já o banheiro tem apenas acesso externo. O acesso à residência é feito por meio da cozinha e por um dos quartos. Contíguo ao armazém, há um depósito. Não há conexão direta entre o armazém e a residência, que é feita apenas pelos fundos do terreno.
A fachada é caracterizada pelo estilo art déco, com ornamentos geométricos sobre as platibandas e esquadrias. Duas portas de enrolar marcam a entrada do armazém e são ladeadas por dois conjuntos de janelas, que dão para os dormitórios da residência. Nas bandeiras das portas e nas janelas, é possível notar o desenho dos vitrais, de formas triangulares. Ainda que sejam verificadas mudanças no estilo, algumas características permanecem nesta edificação em relação àquelas construídas no início do século XX, tais como a presença de porão associado às gateiras, as platibandas e os telhados cerâmicos.
Na planta, é possível notar ainda a representação da instalação de esgoto, que, na década de 1930, já servia a todos os imóveis localizados no Centro.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição do imóvel, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.