Residência Manoel Francisco da Rosa
Vicente Lo Giudice foi responsável pela construção de várias obras de importância na cidade (LIMA, 2020). Entre elas, destacam-se a Sociedade Recreativa, a ampliação da Santa Casa de Misericórdia e a Catedral. Além disso, forneceu assistência ao setor de obras públicas de cidades vizinhas, concretizando sua importância na região.
Em 1915, o Sr. Manoel Francisco da Rocha encomendou um imóvel de uso misto à empresa Vicente Lo Giudice & C. – Constructores, para ser construído na Rua Américo Brasiliense, no Centro de Ribeirão Preto.
A edificação foi implantada junto ao alinhamento frontal. Três acessos independentes estão voltados para a rua. Ao centro, há um grande salão, provavelmente utilizado como estabelecimento comercial, e nas extremidades, residências unifamiliares. O corpo principal da casa é composto por três quartos, sala de visitas na porção frontal da casa, sala de jantar, ao fundo, conectando-se à cozinha a à despensa, e um banheiro. Ao fundo do salão, também há cômodos residenciais, de menores dimensões e com circulação descoberta. O acesso a essa moradia é feito através do salão, o que indica sua possível destinação ao proprietário do estabelecimento comercial, enquanto as demais residências poderiam ser destinadas a aluguel. Nota-se a presença de porões de ferro nas extremidades frontais do lote, o que reforça sua independência em relação às atividades comerciais.
Na fachada, é possível notar a distribuição simétrica dos ornamentos, de formas mais geométricas, e o destaque à porção central da fachada, demarcando as três portas de acesso ao salão. Sobre as portas, há bandeiras em ferro, que dialogam com o desenho dos portões laterais.
Outras Informações
A edificação ainda existe, embora tenha sido consistentemente alterada interna e externamente.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.