Sobrado Francisco Ambrosio
O italiano Francisco Ambrosio nasceu em Caivano di Napoli, em 1877, e veio veio para o Brasil em 1896. Iniciou sua vida como comerciante em Ribeirão Preto, onde cresceu vendendo couro. Decidiu então expandir seus negócios e se fixou na capital de São Paulo, onde abriu a fábrica Battaglia, Ambrogio e Cia, produtora de malas e baús. Em Ribeirão Preto, foi proprietário de diversos imóveis, o que indica seus investimentos também no setor imobiliário.
Em 1916, encomendou um sobrado de uso misto à empresa Vicente Lo Giudice & C. – Constructores, a ser edificado na Rua Saldanha Marinho, conhecida pela presença intensa de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
O imóvel, de dois andares, está implantado junto aos limites do lote. Embora na planta apresentada não sejam indicados os usos internos, suas características compositivas e o arranjo dos cômodos indicam se tratar de uma edificação de uso misto, com estabelecimento comercial no térreo e moradia no pavimento superior. Destaca-se a presença de um grande salão no térreo, provavelmente destinado a uma loja ou armazém.
A ornamentação da fachada é profusa, marcada por altos-relevos na fachada, festões sobre as aberturas do pavimento superior e pináculos demarcando a porção central da platibanda. Há ainda gradis de ferro ornamentado contornando os balcões centrais e as bandeiras das portas do pavimento térreo.
Outras Informações
Há um imóvel de características compositivas bastante semelhantes no lote ao lado, assinado em 1922 pelo arquiteto espanhol Baudílio Domingues, que trabalhou na empresa de Lo Giudice.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.
BERTARELLI, Ernesto; PICCAROLO, Antonio; SERPIERI, Umberto; CARINI, Giovanni. Gli Italiani nel Brasile. Contributi degli italiani allo sviluppo ed al progresso di questo paese. São Paulo: Pasovino Coloniale, 1924.