Residência geminada Vicente Lo Giudice
Vincenzo Lo Giudice foi responsável pela construção de várias obras de importância em Ribeirão Preto e região (LIMA, 2020). Entre elas destacam-se a Sociedade Recreativa, a ampliação da Santa Casa de Misericórdia e parte das obras da catedral. Além disso, ele forneceu assistência ao setor de obras públicas de cidades vizinhas e esteve engajado com associações cooperativistas de italianos. Em 1913, encomendou ao italiano Francisco di Pace o projeto de duas residências geminadas, provavelmente destinadas à locação.
A edificação está implantada sem recuo frontal e sobre um porão. A entrada no lote se dá por meio de dois portões forjados em ferro localizados nas extremidades do lote. O acesso às casas é independente e feito por meio de escadas que conduzem a um alpendre. O alpendre se conecta a um salão, que dá acesso ao interior da residência. Também existe a possibilidade de acessar a casa pelos fundos, para onde se volta uma escada que leva ao setor de serviços. No interior da residência, a sala de jantar e um corredor articulam as zonas social, íntima e de serviços. O salão, assim como um dos dormitórios, se volta para a Rua Cerqueira César. Um dos outros dois dormitórios tem suas janelas abertas para o quintal, da mesma forma que a cozinha, o “W.C.” e “Banho”. Já o terceiro dormitório, assim como a sala de jantar, volta-se para o recuo lateral. Nota-se que o banheiro se localiza ao lado da cozinha, concentrando as instalações hidráulicas e obedecendo às exigências do código de posturas de 1902, vigente na época de construção da residência (CÂMARA MUNICIPAL, 1902).
A ornamentação da fachada é simplificada e seguem o ritmo das aberturas voltadas para a rua.
Outras Informações
Uma parte da edificação foi demolida, restando apenas uma das casas, cuja fachada foi consistentemente alterada
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
CÂMARA MUNICIPAL de Ribeirão Preto. Código de Posturas. Ribeirão Preto: Typographia a vapor do Diário da Manhã, 1902.
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.