Residência e Comércio de Joaquim Sette
Vincenzo Lo Giudice foi responsável pela construção de várias obras de importância em Ribeirão Preto e região (LIMA, 2020). Entre elas destacam-se a Sociedade Recreativa, a ampliação da Santa Casa de Misericórdia e parte das obras da catedral. Além disso, ele forneceu assistência ao setor de obras públicas de cidades vizinhas, além de ter se engajado em associações cooperativistas de italianos. Em 1916, lhe foi encomendado um projeto de um edifício de função mista em um terreno de esquina entre as ruas Américo Brasiliense e Amador Bueno, na região central de Ribeirão Preto.
A edificação está implantada no alinhamento da calçada e elevada sobre porão baixo. Na planta, não há especificação dos cômodos, constando apenas um tipo de hachura de piso diferente do restante da casa nas áreas molhadas, provavelmente, cozinha e banheiro. Há dois grandes salões que se voltam para a Rua Amador Bueno e para Rua Américo Brasiliense, possivelmente projetados para a instalação de estabelecimentos comerciais. Além das portas de enrolar desenhadas na fachada, o uso misto é uma característica frequente de imóveis de esquina no Centro de Ribeirão Preto construídos nesse período, sobretudo nesta região, devido à proximidade com a antiga estação ferroviária da Companhia Mogiana. Os cômodos residenciais, de uso privativo, abrem-se para a rua apenas por janelas, garantindo assim a privacidade de seus moradores. A hierarquia de usos também pode ser observada no tratamento ornamental das fachadas. Na porção comercial, os ornatos estão restritos à platibanda e às portas, nas quais pode ser observado o uso de bandeiras de ferro. Já na porção residencial, além do movimento conferido às platibandas, há festões e modilhões sobre as janelas.
Embora no processo e na folha do projeto arquitetônico não conste o nome do proprietário do imóvel, a partir do espacialização dos dados do Livro de Impostos Prediais sobre a Planta Cadastral de Ribeirão Preto de 1918, acredita-se que ele tenha pertencido a Joaquim Sette.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
CÂMARA MUNICIPAL de Ribeirão Preto. Código de Posturas. Ribeirão Preto: Typographia a vapor do Diário da Manhã, 1902.
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.