Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída no local da Capela de São Sebastião, a qual era conhecida como Matriz Velha, em 1921. A construção foi financiada pela família de Francisco Garcia de Figueiredo, em especial, Iria Josepha da Silva. Ela está localizada na Praça Major José Pedro, de modo isolado. Sua fachada é um exemplo de neorrococó, inspirada no Leste Europeu, com elementos decorativos, como, vitrais, óculos trilobados e nos frontões compostos com curvas e rocalhas nas platibandas, as quais tem compoteiras nas extremidades. (RIBEIRA, 2011)
Entretanto, o interior é eclético com elementos classicistas nas pinturas, murais, marmorizações e altar com elementos da arquitetura gótica. Na fachada frontal, há uma torre arrematada por uma cúpula de influência oriental, como é evidenciado pelas escamas. Ademais, a disposição é composta por uma nave central e transepto contido, com cobertura abobadada e deambulatórios, altar-mor e capelas laterais. (RIBEIRO, 2011)
A pintura do local foi realizada por Ciampoline em pontos de destaque, como os arremates das abóbodas e nas entradas laterais. As pilastras e colunas foram decoradas com pintura marmorizada. (RIBEIRO, 2011)
No ano de 1951, o culto regular do local foi desativado e foi tombada como monumento de interesse histórico, artístico e cultural em 1982. (RIBEIRO, 2011)
Outras Informações
Não identificadas
Documentos Correlatos
Não identificados
Referências
RIBEIRO, Suzana Barretto. Inventário Arquitetônico de Mococa. São Paulo: Direção Cultura, 2011.