Hotel Brasil
O Hotel Brasil foi inaugurado em 1887 por Ananias Barbosa. Segundo Rezende (2019), esse hotel foi palco do movimento republicano rio-pardense que rompeu com a Monarquia três meses antes do restante do Brasil e era nesse espaço que aconteciam as exposições de objetos da Casa Cypriano do Rio de janeiro, sempre regada a festejos. Construído na esquina da Rua Treze de Maio com a Rua Ananias Barbosa, era um prédio de proporções acanhadas, “compacto, térreo, com porão para vencer o declive do terreno, trazia em sua fachada principal uma porta e seis janelas, todas de verga reta com o dístico anunciando a função do lugar ‘Hotel Brasil’” (REZENDE, 2019, p. 86). Em 1928 foi desenvolvido um projeto de ampliação do Hotel, com assinatura do imigrante italiano Ernesto Giovani Rugani (1885-1962). Essa ampliação é formada por uma massa volumétrica de três pavimentos, com ambientes distribuídos ao longo de extensos corredores. Sua construção ocorreu em alvenaria de tijolo cerâmico e a cobertura com telha também cerâmica sobre estrutura de madeira. E, contrastando fortemente com a parte mais antiga do hotel, de aspecto eclético, um só pavimento, com porão e platibanda acrescida, seguindo as exigências do Código de Posturas de São José do Rio Pardo de 1903, nessa ampliação Rugani adotou “estilemas inspirados no neocolonial”, sem porão e com telhado aparente (REZENDE, 2019, p. 274).
Outras Informações
Ananias José Ferreira Barbosa, natural de Barra Mansa (RJ), se mudou para São José do Rio Pardo no final do século XIX, inaugurando em 1887 o Hotel Brasil, palco do movimento republicano rio-pardense.
Referências
REZENDE, Natalia Cappellari de. A cidade de São José do Rio Pardo e as moradias do Centro Histórico (1865-1940). Dissertação (Mestrado) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.