Colégio de Santa Inês

Vinte e quatro anos após a chegada dos primeiros salesianos no Brasil, o Colégio de Santa Inês nasce com o objetivo de ser o primeiro centro salesiano de ensino às moças jovens na cidade de São Paulo, no coração do Bom Retiro, onde rapidamente se tornou uma referência na paisagem urbana, devido a sua dimensão e ao seu estilo arquitetônico.
Dirigido pelas Filhas de Maria Auxiliadora, ramo feminino da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, o colégio foi fundado em 21 de janeiro de 1907, dia de Santa Inês, data em que elas ali se instalaram e deram início às atividades.
Projetado pelo arquiteto italiano salesiano Domenico Delpiano, o colégio foi construído na antiga chácara Dulley, ocupando todo um quarteirão, de 11.508,88 m², delimitado pelas ruas: Três Rios (antiga Trez Rios), Lubavitch (antiga Corrêa dos Santos), Guarani (antiga Guarany) e Correia de Melo (antiga Travessa Guarany).
Com dois pavimentos, o edifício em formato de “U” no centro do terreno foi implantado paralelamente à Rua Três Rios, e não segundo os pontos cardeais. Se ressalta o grau de importância histórica dessa rua que divide o lote em questão do terreno da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, além de levar, em linha reta a menos de 500 m, aos principais edifícios da Escola Politécnica.
Tem-se prova, no Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, da submissão de dois projetos para esta edificação, um de 1907 e outro de 1916, que contempla as mudanças entre o que foi de fato executado na construção e o primeiro projeto apresentado. Seu projeto arquitetônico condiz com as necessidades de aplicação da pedagogia salesiana, que pregava o, assim chamado por Dom Bosco, sistema preventivo na educação. Ou seja, a arquitetura do colégio corresponde às diretrizes uma vez que contempla, além das salas de aula, a construção de uma igreja, um teatro e um pátio, atendendo assim não somente às demandas acadêmicas, mas também religiosas, técnicas, culturais e de lazer.
O estilo Art Nouveau é predominante na estrutura da escola que em 2011 foi tombada pelo CONPRESP.
Documentos Correlatos
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
DPH Divisão de Preservação. Guia de bens culturais da cidade de São Paulo. Departamento do Patrimônio Histórico. São Paulo: Imprensa Oficial, 2012.
MARTINS, Alexandre Franco. Domenico Delpiano (1883-1920): Apontamentos sobre a trajetória de um arquiteto salesiano no Brasil. 2010. Tese (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010. Acesso em: 2022-03-04.