Capela do Seminário

Guilherme Rosada nasceu na Itália e, segundo os Livros de Registros da Hospedaria de Imigrantes, passou pela Hospedaria de Imigrantes do Brás em 1892 (LIMA, 2020). Foi responsável por cerca de 117 projetos e ou construções, entre 1910 e 1933 na cidade de Ribeirão Preto. O projeto arquitetônico de 1933 intitulado “Capela do Seminário” é um dos projetos de maior escala assumidos pelo profissional.
A edificação foi implantada em um terreno que corresponde à totalidade do quarteirão definido pelas ruas Bernardino de Campos, Sete de Setembro, Rui Barbosa e Garibaldi. A entrada é feita por escadarias localizadas voltadas para a Rua Garibaldi e para a Rua Ruy Barbosa. A primeira escadaria, à esquerda, voltada para a Rua Rui Barbosa, dá acesso à área de estar congregacional. Ao fundo, está o santuário, com o altar. A segunda escadaria, na mesma rua, dá acesso ao vestíbulo, à diretoria, à secretaria, ao porão, à sacristia e à sala de conferência. Internamente, um corredor distribui todos os ambientes e conduz ao acesso secundário, voltado para a Rua Garibaldi. Um segundo corredor faz a distribuição do bloco transversal, que se volta para a Rua Garibaldi, e também dá acesso ao pátio central.
Na fachada, nota-se que a edificação é composta de pé-direito duplo e é elevada do solo sobre porão, seguindo os códigos de posturas da época e evitando o contato direto do piso da edificação com o solo. Na fachada do seminário há um ritmo marcado pela repetição de janelas retangulares, rompido no volume da capela, onde há uma rosácea sobre a porta de entrada. Ao lado da porta, há dois nichos com vergas arqueadas, provavelmente, para a alocação de imagens sacras. Sobre o frontão, há um crucifixo.
Consta no Cadastro de quadras urbanas de Ribeirão Preto, em prancha datada de 1939, que a edificação foi construída. No Levantamento aerofotogramétrico, de 1984, ainda é possível reconhecer a geometria do seminário e da capela, tal como representados no projeto de Rosada. No entanto, o prédio foi demolido ou consideravelmente descaracterizado, a ponto de não serem mais reconhecíveis quaisquer características presentes no projeto. Atualmente, na mesma quadra, está instalado o Hospital Francisco.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição da capela e do seminário, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Cadastro de quadras urbanas
Autor/ Produtor: L.M.B (sem identificação do órgão responsável)
Ano: 1939
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Título: Levantamento aerofotogramétrico
Autor: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Ano: 1984
Fonte: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/planejamento/aerofotogrametricos
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.