Villa Virgínia / Luísa – Castelinho da Brigadeiro
O edifício unanimemente conhecido como Castelinho da Brigadeiro, por estar localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio e por sua arquitetura ímpar, foi construído para ser a residência do médico e escritor Cláudio Souza, um dos proprietários da Vila Economizadora, na primeira década do século XX. A imprecisão do nome se deve ao fato da residência possuir sob o portão de entrada a inscrição Villa Virginia, e internamente, após o restauro, a inscrição Villa Luísa, em homenagem a Luísa Leite de Sousa, esposa de Cláudio de Sousa, primeiro proprietário do casarão.
Projetado pelo italiano Giuseppe Sacchetti em 1906, se trata de um raro exemplo, em São Paulo, de arquitetura residencial inspirada no estilo art nouveau. Implantado no centro do lote, e construído em alvenaria de tijolos, entre os anos de 1907 e 1911, era originalmente envolto por jardins. Sua volumetria é caracterizada pela fusão de corpos cilíndricos que delimitam espaços internos curvilíneos, um terraço sob o corpo intermediário e uma pequena torre coberta. Se nota a coerência estética de seus ornamentos, gradis e elementos que remetem a esse estilo, também conhecido como floreal. O acesso ao lote se dá através de um pórtico de alvenaria coberto e portões de ferro.
O imóvel que por um período permaneceu como residência da família Sousa, passou pela mão de vários proprietários até ser comprado pela companhia imobiliária Mofarrej Empreendimentos em 1977, que é a atual proprietária.
O edifício foi definitivamente tombado pelo CONDEPHAAT em 1984, a fim de salvaguardar o bem arquitetônico que havia sofrido uma tentativa de demolição dois anos antes, em 1982, logo após o conselho ter dado início ao processo.
Permanecendo sem uso por anos, o imóvel passou por um considerável processo de deterioração, mas foi completamente restaurado pela atual proprietária no início do século XXI. Está disponível para aluguel, sem sucesso até o momento, muito provavelmente por seu altíssimo custo.
Documentos Correlatos
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
DPH Divisão de Preservação. Guia de bens culturais da cidade de São Paulo. Departamento do Patrimônio Histórico. São Paulo: Imprensa Oficial, 2012.
Mofarrej Empreendimentos. Conheça o Castelinho. Disponível em: <https://www.mofarrej.com.br/> Acesso em: 2022-03-14.
OLIVEIRA, Carolina Fidalgo de. Do tombamento às reabilitações urbanas: um estudo sobre a preservação no centro histórico de São Paulo (1970-2007). 2009. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/D.16.2009.tde-29032010-103710. Acesso em: 2022-03-14.
Processo de tombamento do CONDEPHAAT. Castelinho da Brigadeiro. Disponível em: <http://condephaat.sp.gov.br/benstombados/castelinho-da-brigadeiro/> Acesso em: 2022-03-14.
SNM, Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos; EMPLASA, Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo SA; SEMPLA, Secretaria Municipal do Planejamento. Bens Culturais Arquitetônicos no Município e na Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo, 1984.