Residência Giuseppe Rossi
Giuseppe (Jiuzeppe) Rossi, ou José Rossi, tal como consta nos Livros de Impostos Prediais, era proprietário de diversos imóveis na área central de Ribeirão Preto, voltados tanto para uso residencial quanto comercial. A residência da Rua Visconde do Rio Branco foi encomendada ao italiano Aristides Finotti, a quem também Rossi também encomendou outros projetos ao longo das décadas de 1910 e 1920.
Aristides Finotti foi licenciado como projetista construtor e atuou em Ribeirão Preto nas primeiras décadas do século XX. De acordo com os registros dos Livros de Registro da Hospedaria dos Imigrantes, Finotti chegou ao Brasil entre 1887 e 1978 e fixou residência em Ribeirão Preto, onde realizou obras sobretudo particulares. No caso desta residência, assina a prancha de projeto como “Construtor Aristides Finotti”. Com base nos documentos disponíveis, não podemos afirmar que seja também autor do projeto, mas, considerando-se a “imbricada relação entre o ato de projetar e construir” (REZENDE; BORTOLUCCI, 2020) inerente aos profissionais do período, é bem provável que o seja.
A residência, localizada em um terreno de aproximadamente 11m X 35m, é elevada sobre porão e possui cômodos de representação social, serviços e área íntima distribuídos em um único pavimento. Trata-se de um programa típico de residências de médio padrão construídas no início do século XX em Ribeirão Preto e em muitas cidades do interior paulista. O acesso à casa é feito pelo corredor lateral direito. A varanda, ao centro, funciona como transição para os dormitórios, escritório e área de serviços, que, por sua vez, é composta por cozinha, lavanderia e banheiro. Nota-se, também, que não há recuo frontal entre a construção e a rua. O escritório da residência também tem acesso pela varanda bem como os quartos da família, distribuídos um ao lado da sala de estar, voltado para a Rua Visconde do Rio Branco, e outro com vista para o corredor lateral esquerdo.
Outras Informações
Não há
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. Brasil. 2020. Dissertação (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956. Acesso em: 2020-01-20.
REZENDE, Natalia Cappellari de e BORTOLUCCI, Maria Angela Pereira de Castro e Silva. Anonimato historiográfico: a trajetória de Paschoal Artese na construção da modernidade urbano-arquitetônica rio-pardense. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material [online]. 2020, v. 28, e38. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e38. Acesso em: 13 jan. 2022.