Residência Capitão João Ferraz de Siqueira
A residência projetada e construída por Felice Maria Calvitti para o Cap. João Ferraz de Siqueira e posteriormente adquirida por Dr. Manoel Martins de Figueiredo Ferraz ocupa a esquina da Rua Antenor Silva com a Praça Ademar de Barros. Popularmente conhecida como “Panelão” visto que segundo proprietário costumava distribuir refeições para a população carente, ela foi construída no alinhamento do lote com a via pública e sobre porão habitável.
A edificação possui duas entradas que ocorrem pelas laterais, sendo a principal pela Praça Ademar de Barros, após um portão trabalhado em ferro forjado e fundido e um jardim projetado. A casa possui um amplo programa que conta com cinco dormitórios, duas salas de visitas, sala de jantar, escritório, rouparia, três banheiros, copa e cozinha, capela e cinco varandas que propiciam a abertura para o exterior de quase os ambientes. Além disso, foi aderido ao terreno um pequeno anexo que funciona como casa de hóspedes.
Suas fachadas ricas em movimento têm diversas janelas envidraçadas com bandeira e ornamentadas por cornijas renascentistas com consolas florais em baixo relevo e um frontão geométrico. Há também geometrias abaixo de consolas, que se compõem à cimalha, e entre as gateiras e portas do porão. Quanto a seu telhado, ele fica escondido por uma platibanda com pináculos.
Tratando-se da linguagem plástica, é um edificação eclética com predomínio de elementos de inspiração renascentista.
Outras Informações
Não identificado
Documentos Correlatos
Não identificado
Referências
REZENDE, Natalia Cappellari de. Moradia urbana nas cidades da Mogiana: entre São Paulo e Minas Gerais (1878-1936). Tese (Doutorado em desenvolvimento) — Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2022.
REZENDE, Natalia Cappellari de. A cidade de São José do Rio Pardo e as moradias do Centro Histórico (1865-1940). Dissertação (Mestrado) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.
RIBEIRO, Suzana Barretto. Inventário Arquitetônico de Mococa. São Paulo: Direção Cultura, 2011.