Residência Vicente Lo Giudice

O italiano Vicente Lo Giudice foi um importante construtor, atuante em Ribeirão Preto e região. Segundo dados publicados no almanaque Il Brasile e gli italiani, de 1906, imigrou para o Brasil em 1890 (ROTELLINI, 1906 p. 1136) e fixou residência em Ribeirão Preto, onde realizou obras públicas e particulares, dentre as quais a Catedral de São Sebastião, a sede da Sociedade Recreativa e diversas residências.
Em 1915, Lo Giudice encomendou o projeto de sua própria casa ao arquiteto italiano José (Giuseppe) Sachetti, responsável, dentre outros edifícios, pelo Castelinho da Brigadeiro, na cidade de São Paulo. Não foram encontradas fotografias da residência de Lo Giudice, tampouco dados acerca de sua construção, mas a edificação consta na Planta Cadastral de Ribeirão Preto, organizada pela Empresa de Água de Esgotos em 1918. Provavelmente, o responsável pela obra foi o próprio cliente, Vicente Lo Giudice, que, à época, era reconhecido pela sociedade ribeirão-pretana como um “estimado empreiteiro de obras” (SÁ & MANAIA, 1913, s.p.).
O sobrado, localizado em um terreno de esquina, é elevado sobre porão e possui um programa tipicamente burguês, com cômodos de representação social e serviços no térreo e área íntima no pavimento superior. A sala de estar, ao centro do pavimento térreo, funciona como transição para a área de serviços, composta por copa, cozinha, despensa, quarto da criada e banheiro. O escritório de Lo Giudice, voltado para a Rua São Sebastião, tem acesso tanto pelo hall da escada quanto pelo jardim de entrada. No andar superior, ficam os quartos da família, distribuídos ao longo de um corredor com acesso ao terraço voltado para o quintal. Os quartos voltados para a frente da casa, assim como o vestíbulo, voltam-se para uma sacada com vista para o jardim de entrada.
Outras Informações
Lo Giudice viveu nessa residência até seu falecimento em 1918, aos 49 anos de idade.
O imóvel foi bastante alterado, interna e externamente, sendo que o volume do escritório voltado para a Rua São Sebastião foi demolido para implantação de um estacionamento. As fachadas voltadas para o interior do lote ainda mantêm elementos originais, ao passo que naquelas voltadas para a esquina ainda é possível reconhecer o embasamento e as pilastras.
Documentos Correlatos
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Título: Levantamento aerofotogramétrico
Autor: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Ano: 1984
Fonte: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/planejamento/aerofotogrametricos
Referências
ROTELLINI, Vitaliano. Il Brasile e gli Italiani. Firenze: Fanfula, 1906.
SÁ, MANAIA & Cia. Almanach Illustrado de Ribeirão Preto. Estatistico, Historico, Industrial, Commercial, Agricola, Literario, Informações e Variedades. Primeiro Anno de Publicação. Ribeirão Preto: Typ, do Almanach – Sá, Manaia & Cia., 1913.