Residência Luis Lorenzon

Em 1928, o Sr. Luis Lorenzon encomendou um prédio de uso residencial ao arquiteto Paschoal de Vincenzo, a ser construído na Rua Florêncio de Abreu.
A edificação está implantada junto ao alinhamento frontal do lote. O acesso se dá pela lateral esquerda, para onde está voltado o alpendre, elemento muito comum nas casas produzidas até meados da década de 1930 em Ribeirão Preto. O alpendre se conecta à sala de jantar e à sala de visitas. A sala de jantar, ao centro da planta, organiza os setores íntimo, social e de serviços da residência. Há três quatro destinados à família, acessados pela sala de jantar, e um quarto de empregados, próximo à cozinha e com acesso externo. Há ainda copa, um banheiro e uma despensa. A residência está elevada sobre porão, com ventilação para a frente do lote.
O jogo de volumes e a ornamentação diversificada da fachada frontal mostra o completo rompimento com a simetria que havia marcado a arquitetura oitocentista. Embora ainda se caracterize como um exemplar eclético, é importante ressaltar que, no início da década de 1930, já havia diversas edificações em estilo neocolonial e o art déco já começava a surgir na paisagem.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição da residência, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.