Residência Beatriz Cristina Granado do Prado

Esta moradia, construída em 1918 na Avenida Independência esquina com a Rua Costa Machado, foi projetada pelo italiano Paschoal Artese. De acordo com a análise de Rezende (2019, p. 192), a fachada se caracteriza pela marcação de “pilastras, dando origem a módulos que se diferenciam pelo requinte, por exemplo, a presença do pináculo e do ático da parede chanfrada ostentando ao centro uma coroa de folhas com a data da respectiva construção, 1918” e aberturas verticalizadas com bandeira fixa. Possui várias ornamentações em carrancas, frisos, e outros apliques, como ramalhagens de flores e frutos, bastante rico em elementos. A edificação não possui recuos estando no alinhamento predial. Possui paredes em alvenaria rebocadas e pintadas, e telhas de cerâmica.
Outras Informações
Recentemente as esquadrias originais em madeira foram trocadas por perfil de alumínio com fechamento em vidro, permanecendo somente as duas portas de madeira almofadadas com bandeira fixa.
O decreto de tombamento é somente de fachada.
Documentos Correlatos
Título: Parecer do CONDEPHAC-SJRP.
Ano: 2008
Acervo: CONDEPHAC-SJRP.
Referências
REZENDE, Natalia Cappellari de. A cidade de São José do Rio Pardo e as moradias do Centro Histórico (1865-1940). Dissertação (Mestrado) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.