Casa comercial Adelaide Villalobos
O italiano Vincenzo Lo Giudice, ou Vicente Lo Giudice como era chamado no Brasil, foi responsável pela construção de várias obras de importância na cidade (LIMA, 2020). Entre elas destacam-se a Sociedade Recreativa, a ampliação da Santa Casa de Misericórdia e parte das obras da catedral e diversas obras particulares.
Em 1913, foi responsável pela construção do Projecto para uma Casa de propriedade da Exma. Sra. D. Adelaide Villalobos em um dos locais mais valorizados da cidade de Ribeirão Preto. Adelaide Villalobos foi proprietária de diversos imóveis nesta área, sendo que este em particular está implantado na esquina das ruas General Osório e Saldanha Marinho, ambas marcadas pela intensidade e diversidade de atividades comerciais, sobretudo devido à proximidade com a antiga estação ferroviária da Companhia Mogiana, às margens do Ribeirão Preto e de frente para a Rua General Osório. Na planta apresentada, não são indicados os cômodos ou atividades previstas, apenas constam as indicações de três áreas descobertas.
Considerando a sua localização e a distribuição espacial interna, supõe-se que a edificação tenha sido destinada a uso exclusivamente comercial. Os grandes ambientes que se abrem para as ruas, provavelmente, eram destinados a armazéns ou lojas em geral, enquanto os pequenos cômodos que se abrem para as áreas descobertas se destinavam a atividades correlatas, como depósitos ou escritórios. A partir da representação também é possível notar o que parecem ser bacias sanitárias nos cômodos de menor dimensão.
Assim como a maioria dos imóveis de uso comercial, a ornamentação das fachadas se concentra na sua porção superior. Esta em específico apresenta diferentes alturas de platibandas, modilhões e, possivelmente, bandeiras de ferro sobre as portas. A edificação ainda existe, embora já consistentemente modificada.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição da residência, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Título: Planta Cadastral de Ribeirão Preto contendo dados relativos à canalização de Água e Exgottos
Autor/ Produtor: Raphael Schettini
Ano: 1918
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.