Residência Alfredo Franco
Em seus projetos, o italiano Raphael Schettini assina como engenheiro civil e é apresentado como tal pela publicação Lo Stato di San Paolo nel Cinquantenario dell’Immigrazione (1937, p.452-461). Entretanto foi licenciado como projetista construtor e agrimensor no Brasil (LIMA, 2020). Entre 1922 e 1933, Schettini assinou 45 projetos de casas mínimas e populares em Ribeirão preto, de acordo com o levantamento documental realizado por Lima (2020) no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (APHRP).
Em 1931, assinou o projeto de uma residência para o Sr. Alfredo Franco, a ser construído na Rua Barão do Amazonas na região central da cidade.
O prédio está implantado sem recuo frontal. O programa da casa está distribuído em um único pavimento, elevado sobre porão. O acesso é feito a partir do portão localizado na extremidade direita da fachada, que conduz a um alpendre, por onde se adentra a residência e que também conduz aos fundos do terreno. A casa contém oito cômodos, que não estão especificados em planta. No entanto, por se tratar de um arranjo espacial frequente em edificações residenciais do período, assume-se que, ao centro, está localizada a sala de jantar, a partir da qual se tem acesso aos demais cômodos, tais como sala de visita, dormitórios e cozinha. O banheiro se abre para a cozinha, concentrando as instalações hidráulicas na parte posterior da residência.
Na ornamentação da fachada, percebe-se uma transição do ecletismo para o art-déco, com poucos ornatos florais e predominância de formas geométricas mais simples. Ainda que haja diferenças de estilo em relação aos exemplares arquitetônicos do início do século XX, elementos como o porão e o alpendre permanecem, além da tripartição da casa em área social, íntima e de serviços.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição da residência, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.
PISANI, S. Lo Stato di San Paolo nel Cinquantenario dell’Immigrazione. San Paolo: Typ. Napol, 1937.