Igreja de Santa Cecília

Embora a data da fundação da Igreja de Santa Cecília não seja consensual, sabe-se que em 1860, moradores da cidade de São Paulo pediram à Câmara Municipal a construção de um templo em honra a Santa Cecília e em honra a São José, que foi logo aceito. De fato, em abril do ano seguinte, foi depositada a pedra fundamental para ser construída no local uma capela provisória, de madeira, com planta simples, dotada apenas de corredores laterais e um altar principal.
Essa capela de madeira perdurou por onze anos, e passou a ser conhecida como “Capela de São José e Santa Cecília”.
No ano de 1885, foi promovida a construção de uma nova igreja, a igreja de Santa Cecilia, no homônimo bairro, cujo projeto é atribuído ao arquiteto italiano Giulio Micheli, e por algumas fontes ao seu sócio, também italiano, Luigi Pucci. É provável que ambos tenham parte na autoria do edifício visto que na época trabalhavam em colaboração.
A igreja em estilo eclético, que foi definitivamente inaugurada em 1901, é repleta de pinturas em murais e telas de Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva: 6 painéis que estão posicionados de forma cronológica da esquerda para a direita e retratam ciclo de vida e morte de Santa Cecília, abrangendo desde o Batismo de Valeriano, seu esposo, até os funerais de Santa Cecília. Há, também, dois painéis representando a conversão e martírio de Pedro Correa e João de Souza e painéis com alguns santos martirizados: São Tarcísio, São Lourenço, Santo Estêvão e São Piónio de Esmirna. Além disso, conta com painéis dos doze primeiros bispos de São Paulo e dos doze primeiros papas martirizados. Na cúpula da Igreja de Santa Cecília estão representadas as quatro virtudes caridade, justiça, fé e esperança.
Em 1988 iniciou-se o trabalho de restauro de toda a Igreja, que continua em funcionamento. A Paróquia foi declarada um dos santuários jubilares no ano de 2000.
Documentos Correlatos
Título: Planta Geral da Cidade de São Paulo, com indicações diversas.
Autor/ Produtor: Commissão Geographica e Geologica. Escala 1: 20 000.
Ano: 1914
Fonte: Norman B. Leventhal Centro de Mapas da Biblioteca Pública de Boston.
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
ArquivoArq. Paróquia Santa Cecília. Disponível em: <https://arquivo.arq.br/projetos/igreja-da-santa-cecilia> Acesso em: 01/03/2022
Paróquia Santa Cecília. Disponível em: <https://paroquiasantacecilia.com.br/a-paroquia/> Acesso em: 01/03/2022