Edifício Leonardo da Vinci – Colégio Dante Alighieri
A educação é sempre um elemento fundamental para constituição da identidade de um povo, uma vez que o ensino da língua é uma forte ferramenta para a propagação da própria cultura. É dentro deste horizonte que se inserem as origens do Instituto Médio Ítalo-Brasileiro “Dante Alighieri” de São Paulo, em 1889, com a fundação da Società Dante Alighieri, em Roma. Com o escopo de transmissão da língua oficial da península Itálica aos distintos grupos que formavam o povo italiano dentro e fora do seu território.
Em 1908, em uma São Paulo já habitada por um grande número de imigrantes italianos, Rodolfo Crespi reuniu doações para a criação do Instituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri, que por sua vez iniciou a instalação do colégio em 1911, em um terreno próximo à Avenida Paulista e ao Parque Trianon, iniciando as atividades já no ano seguinte.
O edifício principal e mais antigo, denominado Leonardo da Vinci, retrato icônico do colégio, foi projetado pelo engenheiro Giuseppe Chiappori em colaboração com o arquiteto fiorentino Giulio Micheli, que formavam juntos a firma Micheli e Chiappori.
Em alvenaria de tijolos aparentes, em consonância estilística com os edifícios educacionais italianos, pátria dos projetistas e dos comitentes, marca indelevelmente a paisagem urbana não só de seus arredores, mas da cidade de São Paulo. Rodeado por jardins, ainda desempenha a função para a qual foi projetado, propiciando, porém, não garantindo, uma maior preservação do edifício seja interna que externamente.
Tombada pelo CONDEPHAAT desde 2017, constitui, sem dúvidas, um patrimônio paulistano a ser preservado.
Outras Informações
No início da Segunda Guerra Mundial, a direção do Instituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri foi assumida por Fábio da Silva Prado e, posteriormente, por um interventor indicado pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Entre 1943 e 1944, a escola foi administrada pelo governo federal. Até 1946, funcionou como Colégio Visconde de São Leopoldo, quando se tornou o atual Colégio Dante Alighieri.
Documentos Correlatos
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
Processo de Tombamento CONDEPHAAT. Colégio Dante Alighieri – Edifícios Leonardo Da Vinci e Colméia, incluindo pátio. Disponível em: < http://condephaat.sp.gov.br/benstombados/colegio-dante-alighieri-edificios-leonardo-da-vinci-e-colmeia-incluindo-patio/> Acesso em: 2022-03-02.
Colégio Dante Alighieri. História & Símbolos. Disponível em: <https://www.colegiodante.com.br/desde-1911/historia-simbolos/> Acesso em: 2022-03-02.