Duas residências para João Ragazzi

Em 1926, o Sr. Cav. João Ragazzi encomendou duas residências geminadas ao arquiteto e engenheiro civil Renato Camerine, a serem construídas em um terreno situado na esquina das ruas Amador Bueno e Lafaiete.
Ambas as edificações estão alinhadas ao arruamento e possuem acessos independentes. A casa voltada para a Rua Amador Bueno apresenta um portão localizado à direita, confrontante com o muro de divisa lateral. A entrada é feita pela sala de visitas, que, por sua vez, conduz à sala de jantar, localizada bem ao centro da planta e permite o acesso aos demais cômodos da casa. A residência é composta por quatro quartos, uma sala de jantar, uma sala de visitas, uma cozinha e um banheiro. Todos os quartos têm janelas abrindo-se para a rua, enquanto a sala de jantar e os cômodos de serviços se abrem para um quintal. O banheiro está alocado em um volume independente do corpo principal da casa, sendo necessário passar pela cozinha ou pelo lado de fora da casa para acessá-lo.
A edificação que se volta para a Rua Lafaiete difere-se da anterior por ter apenas quartos. Nesta casa, além do banheiro, também a cozinha está situada em um volume destacado do restante da edificação, que pode ser acessado pela sala de jantar e pelo exterior. Devido ao desnível do terreno, esses volumes, em ambas as casas, são dotados de uma pequena escada. Esse desnível pode ser observado no Corte A-B, apresentado na prancha do projeto assinado por Camerine e pelo construtor, também italiano, Pedro Girotto.
Nos projetos assinados por Camerine é comum o destaque em vermelho para as alvenarias, em corte e em planta.
Outras Informações
Não foi encontrada a data em que ocorreu a demolição das residências, tampouco fotos que a antecedem.
Documentos Correlatos
Título: Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes. 1877-1978
Autor/ Produtor: Hospedaria dos Imigrantes
Ano: 1877-1978
Fonte: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
Referências
LIMA, Ana Carolina Gleria. Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30042021-072956.