Cine Theatro Paramount – Atual Teatro Renault
Este e outros cinemas de rua surgiram em um período em que eles marcavam presença na paisagem urbana, como uma valiosa uma opção de cultura e lazer, praticamente em todos os bairros da Cidade de São Paulo. A grande novidade desse exemplar, em específico, remete a grande inovação cinematográfica de 1927 que foram os filmes falados com a estreia do filme “The Jazz Singer”. O Cine Teatro Paramount, que iniciou a sua construção no mesmo ano, tinha como objetivo ser a primeira sala de cinema equipada para abrigar projeções sonoras da América Latina.
Projetado por Arnaldo Maia Lello, tratava-se de um cinema de grandes proporções, com capacidade para receber um público total de 1800 pessoas, foi inaugurado em 1929. Para a estreia do cinema foi escolhido o filme “The Patriot”.
Sua fachada com tradicionais elementos classicistas é pontuada de outros ornatos de origem indefinida. Construído para ser um cinema de luxo, sua localização na requintada Avenida Brigadeiro Luís Antônio não foi gratuita. O Cine Theatro Paramount era considerado um cinema mais caro em relação aos seus concorrentes paulistanos que foram surgindo, levando a um pequeno declínio do número de espectadores. De fato, como cinema de luxo a sua vida foi efêmera. Em 1969 passou a ser utilizado como auditório de programas televisivos, por pouco tempo, até o incêndio que destruiu grande parte de suas instalações. Recuperado nos anos 1970, entrou em decadência no início dos anos 1990, com a concorrência dos cinemas dentro dos shoppings centers, até ser fechado em 1996.
Reinaugurando em 2001, tornou-se um concorrido teatro para grandes musicais e espetáculos na capital paulista, e foi rebatizado como Teatro Abril, oferecendo ao público os tradicionais musicais da Broadway, como O Fantasma da Ópera, Rei Leão e Os Miseráveis. Anos mais tarde, em 2012, com a grande crise que acometeu o grupo que o estava gerenciando, o teatro passa ao grupo automotivo Renault, sendo rebatizado como Teatro Renault, nome que conserva até o presente momento.
Documentos Correlatos
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
São Paulo Antiga. Cine Theatro Paramount (Teatro Renault). Disponível em: <https://saopauloantiga.com.br/cine-theatro-paramount/> Acesso em: 2022-03-03.
SOUZA, José Inácio de Melo Souza. Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930): O cinema dos engenheiros. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016.
SNM, Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos; EMPLASA, Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo SA; SEMPLA, Secretaria Municipal do Planejamento. Bens Culturais Arquitetônicos no Município e na Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo, 1984.