Teatro São Pedro
O Teatro São Pedro, inaugurado dia 17 de janeiro de 1917, de propriedade da empresa Lopes e David – composta polos sócios portugueses Manoel Fernandes Lopes e Augusto Rodrigues David – foi concebido dentro de um contexto social, econômico e urbano em que a demanda cultural dos paulistanos acompanhava o crescimento material da cidade.
O projeto do teatro em estilo eclético, predominantemente neoclássico com detalhes em art nouveau, é de autoria do arquiteto italiano Augusto Bernadelli Marquesini, e sua obra responsabilidade do construtor Antônio Alves Villares da Silva.
Em um terreno de 1.373 m² na esquina entre as ruas Albuquerque Lins e Barra Funda, de grandes proporções, luxuoso e confortável, continha sala de espera, 28 frisas e 28 camarotes, balcões com mais de 100 cadeiras e plateia com 800 assentos. O São Pedro, de palco italiano com planta em forma de ferradura, foi planejado para funcionar com programação mista, sendo um espaço dedicado a operetas, teatro e shows, além de projeções de cinema.
Em 1921 o arquiteto Augusto Marquesini projetou um escritório sobre a entrada da área lateral, que já havia sido reformada, e no ano seguintes outras modernizações foram feitas.
Entre as décadas de 1920 e 1960, o Theatro passou a funcionar apenas como cinema. Tombado pelo CONDEPHAAT em 1987 só foi completamente restaurado mais de uma década depois, em 1998. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Atualmente, a casa disponibiliza 636 lugares, e segue oferecendo principalmente óperas e concertos em sua programação.
Documentos Correlatos
Título: Mappa Topographico do Município de São Paulo.
Autor/ Produtor: Empresa SARA BRASIL S/A. Escala 1: 5 000.
Ano: 1930
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Título: Município de São Paulo: levantamento aerofotográfico.
Autor/ Produtor: Consórcio VASP Cruzeiro.
Ano: 1954
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Referências
DPH Divisão de Preservação. Guia de bens culturais da cidade de São Paulo. Departamento do Patrimônio Histórico. São Paulo: Imprensa Oficial, 2012.
Theatro São Pedro, site oficial. Disponível em: <https://theatrosaopedro.org.br/> Acesso em: 2022-03-04.
SOUZA, José Inácio de Melo Souza. Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930): O cinema dos engenheiros. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2016.