Residência Térrea da Rua Padre Duarte
A residência do Comendador José Pinto Ferraz foi construída em 1880, projetada pelo engenheiro italiano Bellarmino Grossi. A edificação, originalmente uma residência unifamiliar, é localizada na rua Padre Duarte, número 1425, e foi implantada na esquina da Rua Padre Duarte com a Avenida Portugal, localizada na região central, entre a Estação Ferroviária de Araraquara e o cemitério São Bento, que é caracterizada pelo uso residencial, comercial e de prestação de serviços. Também está próxima a alguns pontos históricos representativos da cidade, tais como o conjunto de obras projetadas pelo engenheiro-arquiteto Alexandre Ribeiro Marcondes Machado: a Praça da Matriz, a Esplanada das Rosas, o Clube Araraquarense e o Hotel Municipal.
A edificação é térrea com porão alto e óculo. Trata-se de uma residência de esquina, implantada no alinhamento da rua. A construção foi realizada em alvenaria de tijolos e cobertura em telhas de cerâmica, arrematada por platibanda.
O projeto arquitetônico apresenta princípios que demonstram uma intenção clássica do projeto, como simetria e ritmo, e acesso principal centralizado. Suas características compositivas correspondem à marcação de seus elementos horizontais e verticais, com esquadrias com formas verticalizadas, caixilhos simples, verga em arco abatido e pilastras como marcação vertical. As cimalhas e os frisos imprimem a marcação horizontal dos elementos da fachada.
Na fachada principal sobressaem os elementos característicos do estilo neoclássico: janelas em verga curva dispostas simetricamente em relação ao eixo vertical, definido pela única porta, em arco pleno, e, ainda, os cunhais, com a presença de capitéis jônicos. Em 1930, a edificação foi adquirida pela Sociedade Brasileira de Educação e Instrução, mantenedora do Colégio Progresso de Araraquara, para uso educacional.
Outras Informações
Em 1930, o edifício foi adquirido pela Sociedade Brasileira de Educação e Instrução, que mantém o Colégio Progresso de Araraquara para uso educacional.
Documentos Correlatos
Não localizados
Referências
ALMEIDA, Maísa Fonseca. Italian immigrants built Araraquara (Brazil) - contributions of Italian immigrants in the building construction. In: 5th Biennial of Architectural and Urban Restoration, 2021, Roma. BRAU5 Proceedings/ Atti della Biennale BRAU5. Roma: CICOP Italia Onlus, 2021. v. 1. p. 379-393.
FRANÇA, Antônio M. (org.). Álbum de Araraquara – 1915. Araraquara: Câmara Municipal de Araraquara, 1915.